Redes Sociales
Redes Sociales

Salud

Casos de HIV em adultos crescem 255% em MT

Neste Carnaval a dica é que foliões devem usar preservativos.

Mato Grosso registrou um aumento de 255,5% nos casos de HIV em adultos nos últimos 5 anos. Em números, os registros saltaram de 180 em 2012 para 640 notificações em 2017, aumento de 460 casos. A detecção e tratamento precoce com antirretrovirais (TARV) retardaram a evolução do HIV para Aids.

No Estado, os dados mais recentes sobre pessoas com Aids são de 2016 quando foram notificados 378 casos da doença sendo que a maior incidência dos casos tem sido verificada na população jovem. Os dados são da Secretaria Estadual de Saúde (SES), que nesse período de festas carnavalescas, reforça sobre a importância de usar preservativos nas relações sexuais para prevenir as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

O alerta da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica da SES se deve ao fato de que a principal forma de contágio do vírus HIV continua sendo a via sexual, ou seja, a pratica de sexo sem camisinha, tanto masculina quanto feminina.

Alessandra Moraes, coordenadora do setor, observa que durante o Carnaval, ou em qualquer ocasião, o uso de preservativos em todas as relações sexuais (orais, anais e vaginais), é o método mais eficaz para evitar a transmissão de doenças. Também serve para evitar gravidez e está disponível gratuitamente nas unidades básicas de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).

Ela lembra que as Infecções Sexualmente Transmissíveis são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos e transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada. No rol das IST mais conhecidas estão: HIV/Aids, Sífilis, Hepatites virais, HPV, Herpes genital, clamídia e gonorreia.

Qualquer pessoa que tem relação sexual desprotegida pode contrair uma IST independente de idade, estado civil, classe social, identidade de gênero, orientação sexual, credo ou religião. A pessoa pode estar aparentemente saudável, não ter conhecimento da infecção e continuar transmitindo IST, e se não forem diagnosticada e tratada, pode levar a graves complicações, como infertilidade, câncer ou até morte.

HIV é uma sigla para vírus da imunodeficiência humana que com o passar do tempo pode levar à síndrome da imunodeficiência adquirida (Aids). Profissionais da saúde que atuam nesse setor ressaltam que com a evolução do tratamento nem todo mundo que vive com HIV chega a desenvolver a Aids.

Outras doenças

Em Mato Grosso, nos últimos dois anos, foram notificados 1.733 casos de Sífilis em adultos, 1.356 casos em gestantes e 921 casos de Sífilis congênita, quando é transmitida da mãe para o bebê ainda durante a gravidez. Quanto aos casos de hepatites, entre 2012 e 2016 foram notificados 6.966 registros de hepatites virais em Mato Grosso. Deste total, houve 167 mortes.

Coforme a SES, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima a ocorrência de mais de 1 milhão de casos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) por dia no mundo. Ao ano, calculam-se aproximadamente 357 milhões de novas infecções, entre clamídia, gonorreia, sífilis e tricomoníase.

Comentarios
Aviso Legal: Cualquier texto publicado en internet atravez deAmambay Noticias , does not reflect the opinion of this site or its authors and is the responsibility of the readers that publish.

Locales

Ola de homicidios ante inacción policial en Pedro Juan Caballero

Uno de los sangrientos suceso se registró en la tarde de ayer, a las 19:00 aproximadamente, en la línea internacional, lado brasileño. De acuerdo a los datos, Rafael Romero Riveiros (28 años) transitaba sobre la céntrica avenida Gaspar Rodríguez de Franci

Ola de homicidios ante inacción policial en Pedro Juan Caballero
Foto: Automovil de la Victima de Homicidio
Continuar Leyendo

Nacionales

CONES habilita curso de medicina de la #UCP en Ciudad Del Este y autoriza Maestría en Salud Pública .

En su primera Sesión Plenaria de este mes el Consejo Nacional de Educación Superior del Paraguay habilitó el curso de Medicina de la Universidad Central Del Paraguay (UCP) de Ciudad Del Este, autorizó la oferta de vacancias para la Mestría en Salud Públi

CONES habilita curso de medicina de la #UCP en Ciudad Del Este y autoriza Maestría en Salud Pública .
Foto:
Continuar Leyendo

Turismo

PADRES DE FAMILIA Y ALUMNOS DEL COLEGIO NACIONAL 8 DE DICIEMBRE CIERRAN MEDIA CALZADA DE LA RUTA 6

PADRES DE FAMILIA Y ALUMNOS DEL COLEGIO NACIONAL 8 de Diciembre de la misma comunidad se manifiestan ante la falta de rubros que aqueja a esta institución.Ante la falta de asistencia del Gobierno ante el pedido procedieron al cierre de media calzada d

PADRES DE FAMILIA Y ALUMNOS DEL COLEGIO NACIONAL 8 DE DICIEMBRE CIERRAN MEDIA CALZADA DE LA RUTA 6
Foto: CIERRE DE RUTA

Los Padres y Alumnos reclaman mayor asistencia y sobre todo atención por parte de las Autoridades del MEC.

Por esta situación se ve dificil que los alumnos deo bachillerato puedan avanzar con su formación académica teniendo en cuenta la falta de  docentes.

 

Esta mañana iniciaron la movilización que sostendrán hasta que exista una solución a su reclamo. Aproximadamente 60 alumnos acompañados de sus padres y vecinos se encuentran apostados en el lugar.

Continuar Leyendo

Más leídas de la semana